O Setor A do Parque Nacional da Tijuca (PNT) concentra a maior infraestrutura e alguns dos atrativos mais procurados por quem gosta de ecoturismo, caminhadas ou simplesmente ficar proximo da natureza.
A Cascatinha Taunay (foto ao lado) logo no início da estrada já dá as boas-vindas com sua impressionante beleza. A simples, porém igualmente bela Capela Mayrinck apresenta em seu interior cópias dos painéis que foram pintados por Portinari para a capela, os originais estão guardados no Museu Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco. A Cascata Diamantina e a Cachoeira das Almas, são bastante procuradas durante os dias de Verão, servindo de opção à praia. Os mirantes do Excelsior, da Vista do Almirante e da Cascatinha oferecem visuais muito bonitos da própria floresta (como é o caso da Vista do Almirante e da Cascatinha) e da Cidade e de seus arredores (caso do Excelsior). O Bom Retiro, além de ser o ponto de início das trilhas para o Pico da Tijuca e para o Bico do Papagaio, também conta com área de lazer e churrasqueiras. A trilha para pessoas especiais que leva à Fonte Wallace (uma das 3 que existem no Rio). A Gruta do Morcego impressiona pelo seu tamanho (a maior do Estado do Rio e 2ª maior do Brasil). O Morro do Cruzeiro com seu ar de mistério, as ruínas da Fazenda Humaitá e a ponte pênsil sobre a Cova da Onça. São apenas alguns dos muitos lugares interessantes para se conhecer no Setor A da Floresta da Tijuca.
E então... Se ainda não conhece a Floresta da Tijuca, a hora é ESSA!
Veja também: Escada do Pico da Tijuca, Estação Leopoldina, Setor B, Setor C, Setor D, Fonte Wallace (Santa Cruz), Parque Estadual da Pedra Branca
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Cascatinha Taunay - Setor A da Floresta da Tijuca.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!