Translate

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Igreja de Nossa Senhora do Loreto - (Freguesia - Jacarepaguá)

A freguesia (paróquia) de Jacarepaguá originou-se do desmembramento da freguesia de Irajá, que pela distância, não estava mais suprindo as necessidades dos moradores da Baixada de Jacarepaguá. Para minimizar esse problema em 1661 foi criada a freguesia de Jacarepaguá e em 1664 foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Loreto erguida para ser a sede dessa nova freguesia. A atual igreja foi construída sobre as ruínas da igreja original.

Em estilo barroco, a Igreja do Loreto, como é chamada pelos moradores de Jacarepaguá, lembra a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, a igreja matriz da antiga freguesia de Irajá.

Os azulejos que até hoje estão no piso da igreja do Loreto, são do século 19, assim como os altares laterais. Nas proximidades da igreja existia, nas décadas de 70/80 um avião, pois Nossa Senhora do Loreto é a padroeira dos aviadores.

A igreja acabou gerando o nome do atual bairro da Freguesia, que, além de possuir a bela Igreja do Loreto, tem o privilégio de ter (bem próxima da antiga matriz da freguesia) a Igreja de Nossa Senhora da Penna, situada no alto de uma colina rochosa, cuja estrada de acesso se inicia na praça de Nossa Senhora do Loreto.

Desde 1970 a igreja é considerada o santuário nacional de Nossa Senhora do Loreto.

Ladeira da Freguesia, 375 - Fregueisa - Jacarepaguá.

Arredores: Igreja de São Gonçalo do Amarante, Barra da Tijuca

Ver também: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Igreja Presbiteriana de Rocha Miranda

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de Nossa Senhora do Loreto - Freguesia - Jacarepaguá, Camorim. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!