Translate

sábado, 21 de janeiro de 2012

Feira de São Cristóvão - Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - (São Cristóvão)

Em postagens anteriores foi visto que São Cristóvão foi o bairro escolhido pela Família Imperial para residir e, por isso mesmo, apresenta até hoje diversas heranças desse tempo de glória.

Porém, ao longo século 20, o bairro passou por um período de desvalorização, transformando-se em um bairro industrial de classe média e baixa.

Na década de 40, São Cristóvão passou a ser uma "rodoviária informal" dos chamados "pau de arara", veículos improvisados que traziam levas de retirantes nordestinos para o Rio de Janeiro. Essa imensa massa de pessoas oriundas do Nordeste acabou por gerar um comércio crescente de produtos regionais nas redondezas do Campo de São Cristóvão. Daí para se criar uma feira foi uma consequência natural.

A Feira de São Cristóvão, também chamada de Feira dos Nordestinos e pejorativamente de Feira dos "Paraíbas", acabou se impondo no cenário cultural do Rio, tornando-se uma opção de lazer não só para nordestinos e cariocas, mas para turistas do mundo inteiro.

Há alguns anos instalada dentro do Pavilhão de São Cristóvão, a feira perdeu um pouco do seu ar original e de sua espontâneidade, mas ganhou em segurança e, alguns dizem, em organização.

Oficialmente a feira chama-se Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e é mais um dos exemplos de tolerância, civilidade e coexistência que sempre caracterizaram o Rio de Janeiro. Deveria servir de exemplo à ser seguido por outras grandes cidades, em outros estados que, ocasionalmente, ganham destaque na imprensa com ataques covardes contra negros, nordestinos, homossexuais, universitárias com minissaias, etc.

O Rio de Janeiro é plural, sabe disso e sobretudo aceita e convive com isso.

Arredores: Museu Nacional, Quinta da Boa Vista

Veja também: Caminho Imperial, Paço Imperial, Vídeos no You Tube

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Entrada da Feira de São Cristóvão, Estátua de Luiz Gonzaga, O Rei do Baião - São Cristóvão. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!