Translate

domingo, 15 de janeiro de 2012

Fonte Wallace - (Floresta da Tijuca)

Existem 3 fontes Wallace exatamente iguais no Rio de Janeiro, uma está em uma praça em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, outra no Parque da Cidade, na Gávea e outra no Setor A da Floresta da Tijuca (foto). Situada em um recanto conhecido como Jardim dos Manacás, que, ironicamente não apresenta mais manacá algum, a Fonte Wallace do Parque Nacional da Tijuca faz parte de uma trilha, recentemente inaugurada, totalmente adaptada para a circulação de pessoas com necessidades especiais. A chamada trilha Dom Pedro Augusto, com placas em Braile e corrimão para deficientes visuais, bancos para descanso e piso aplainado para a circulação de cadeirantes.

A iniciativa de se criar uma trilha que inclua pessoas com necessidades especiais é uma atitude louvável, embora algumas pessoas tenham demonstrado descontentamento quanto ao fato de uma pequena trilha que se unia à Trilha D. Pedro Augusto ter sido fechada.

A Fonte Wallace, feita na França no século 19 e presenteada à cidade, leva o mesmo nome da fundição onde fora forjada. Fica bem adequada ao caminho adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais, pois permite sensações táteis para os portadores de deficiência visuais.

O uso de um objeto criado no século 19 para satisfazer aos direitos de acesso à cultura e à diversão das pessoas com necessidades especiais do século 21, é uma demonstração das enormes possibilidades que a Floresta da Tijuca oferece aos seus milhões de visitantes anuais.

A Administração do Parque Nacional da Tijuca está de parabéns pela extraordinária iniciativa que serve de modelo, não só para outros parques, mas também para outras trilhas na própria Floresta da Tijuca.

Veja também: Minchetti - Uma Justa Homenagem, Mirante da Vista Chinesa, Praça Afonso Viseu

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Fonte Wallace - Floresta da Tijuca, Setor A. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo) e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!