Essa postagem recebeu nossa MILÉSIMA visita!
Construída por Gonçalo Correia de Sá, em 1625, a igreja é um exemplo raro de arquitetura católica colonial rural na cidade do Rio de Janeiro. As paredes são muito espessas e na lateral a construção possui pequenas aberturas, chamadas flecheiras, para revidar aos possíveis ataques de índios.
Recentemente uma empresa farmacêutica patrocinou a construção do centro de catequese, que funciona ao lado da igreja.
No mês de janeiro ocorre a festa do padroeiro. Com missas e festas no largo e no Cruzeiro em frente à igreja (foto); é uma boa oportunidade de se visitar o interior do templo. O Cruzeiro também é muito procurado durante a noite servindo de palco para manifestações do sincretismo religioso afro-brasileiro, os populares "despachos", nem sempre muito agradáveis de serem vistos.
Estrada do Camorim, 926 - Rua São Gonçalo do Amarante.
Outras igrejas: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de São Gonçalo do Amarante - Jacarepaguá, Camorim. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!