O prédio do Palácio Tiradentes, onde hoje funciona a Assembléia Legislativa, foi até 1960 o prédio do Congresso Nacional, quando o Rio deixou de ser a capital federal.
O nome do Palácio homenageia Tiradentes, que ficou preso por cerca de três anos em uma cela que existia no local onde hoje está a estátua do mártir, à frente do Palácio (foto).
Foi construído em 1922 substituindo um antigo palácio do tempo do Império, local em que foi reunida a Assembléia Constituinte Republicana de 1891.
Entre 1960 e 1975, funcionou como Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara; desde a fusão entre a Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro, funciona a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
O Palácio Tiradentes foi construído em estilo eclético, e apresenta permanentemente uma exposição que conta a memória do Poder Legislativo. Externamente, chama a atenção os postes em ferro fundido que causam controvérsia, pois alguns historiadores e pesquisadores os indicam que são uma referência de simpatia ao Nazismo e ao Fascismo, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Essa versão, no entanto é negada pelas versões oficiais.
Arredores: Arco do Telles, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural da Marinha, Paço Imperial
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Palácio Tiradentes - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!