O Parque da Catacumba foi instalado na área onde antes existia a favela da Catacumba. A remoção da favela foi promovida pelo controverso Governador Carlos Lacerda e ocorreu durante a segunda metade dos anos 60 do século 20. A iniciativa permitiu que toda a área da favela removida fosse replantada com a vegetação original, dando origens ao atual Parque Municipal.
A principal característica do Parque da Catacumba são as diversas esculturas que estão localizadas ao longo das trilhas. Essas esculturas se apresentam em diversos estilos, de diferentes épocas e seu conjunto torna o Parque da Catacumba uma galeria de arte à céu aberto.
Apesar de pequeno, se comparado com outras áreas verdes do Rio, o Parque apresenta um belo mirante (o Mirante da Catacumba) acessível em uma trilha que dura cerca de 20 minutos de caminhada. A vista que se tem da Lagoa vale o pequeno esforço. Durante o trajeto, painéis contam a história do local desde a chegada dos portugueses aos dias atuais.
Outro atrativo do Parque é a tirolesa e o arvorismo, atividades que são exploradas por uma empresa particular.
Ver também: A Face do Imperador - Floresta da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. - Lagoa. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.Contatos/Fale Comigo.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!