Translate

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Museu Histórico Nacional - (Centro)

O Museu Histórico Nacional foi criado em 1922, por meio de um decreto do presidente Epitácio Pessoa, no ano do centenário da independência brasileira.

O museu ocupa um complexo de construções históricas na antiga Ponta do Calabouço, uma parte de nosso litoral que após sucessivos aterros, não existe mais. Tais construções históricas são: o Forte de Santiago (1567), cuja origem remete ao governador do Rio de Janeiro, Mem de Sá; a Casa do Trem (1762), nesse caso trem era referente às peças de artilharia ali existentes, e o Arsenal de Guerra (1764), esses dois últimos foram construídos para reforçar as defesas da cidade contra corsários e saqueadores que vinham atraídos pelo ouro de Minas Gerais.

O MHN tem o privilégio de abrigar o primeiro curso de museologia do Brasil e é o maior acervo abrigado pelo Ministério da Cultura.

Importantes exposições são montadas no espaço do MNH, como, por exemplo, a exposição sobre o Corpo Humano, que atraiu milhares de visitantes.

Veja Também: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Caixa, Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Clube Naval, Espaço Cultural Correios

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!