Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estação da Leopoldina, um descaso com a História - (Praça da Bandeira)

No estacionamento da Estação da Leopoldina encontra-se, exposto ao tempo, o antigo Trenzinho do Corcovado, assim como nas plataformas da antiga estação encontram-se vários trens de diferentes épocas apodrecendo sem nenhuma conservação.

Da Leopoldina partia, antigamente, o Trem de Prata, que ligava o Rio à São Paulo e hoje é apenas mais uma das carcaças que se deterioram nos antigos trilhos.

Ironicamente, das janelas do antigo Trenzinho do Corcovado, podemos ver ao longe, a estátua do Cristo e o Morro do Corcovado que tantas vezes aquele vagão subiu, fazendo a maravilha e a alegria de milhões de turistas do mundo inteiro.

A administração do Parque Nacional da Tijuca bem que poderia seguir o exemplo do Pão de Açúcar e expor, no alto do Corcovado, o vagão e a antiga máquina e, assim, ajudar a contar sua própria história. Certamente o velho trem merece ter um destino menos inglório.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Antigo Trenzinho do Corcovado - Estação Leopoldina, Praça da Bandeira. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!