A Lagoa Rodrigo de Freitas constitui, hoje, uma das principais áreas de lazer da Zona Sul do Rio. Envolvida por uma ciclovia de 7,5 km de extensão, é frequentada por ciclistas, corredores e caminhantes durante todo o dia.
Apesar de ter sido bastante agredida ao longo do tempo (foi aterrada, recebeu e recebe esgoto de ligações clandestinas, ocasionalmente passa por mortandade de peixes) a Lagoa Rodrigo de Freitas apresenta uma fauna que resiste e inclui, até mesmo, aparições de capivaras. Em alguns trechos foi replantada vegetação de manguezal, que está recuperando parcialmente a flora original do ecossistema da Lagoa.
Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama posseum sedes náuticas próximas da Lagoa, para a prática do remo, esporte original desses clubes.
No período das festas de final de ano é montada na Lagoa a maior árvore de Natal flutuante do mundo (foto).
O Parque dos Patins é uma boa opção de lazer e possui alguns decks que oferecem excelentes paisagens da redondeza.
A Lagoa possui também uma improvável e provinciana Colônia de Pescadores, além de um espaço onde está exposto a história da ocupação da região e da luta pela conservação ambiental da Lagoa.
Ver também: Parque da Catacumba
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Árvore de Natal Flutuante da Lagoa - Lagoa. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!