Translate

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Trem do Samba (Central do Brasil - Oswaldo Cruz)


Todos os dias Dois de Dezembro comemora-se o Dia do Samba em Oswaldo Cruz. A data foi escolhida por ter sido o dia em que Ary Barroso pisou pela primeira vez na Bahia.

O Trem do Samba comemora esse dia refazendo o trajeto que Paulo da Portela (portelense histórico e morador de Oswaldo Cruz), fazia décadas atrás com outros sambistas. A idéia deu tão certo que há mais de 15 anos o Trem do Samba sai da Central do Brasil e vai até a estação de Oswaldo Cruz (foto), lotado de sambistas.

No bairro basta escolher a roda de samba que quiser: há dezenas. Algumas já no bairro vizinho, Madureira. É possível, por exemplo, assistir a Velha Guarda da Portela, há poucos metros de distância, se apresentando em uma mesa de bar com uma informalidade incomum em outras ocasiões.

A data comemorativa cresce a cada ano e já não se limita apenas ao dia Dois de Dezembro, atualmente há shows durante vários dias.

Para quem gosta de boa música e de graça O Trem do Samba em Oswaldo Cruz é imperdível.

Veja também: Ainda sobre Subúrbios, Pedra do Sal, Sambódromo

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Chegada de mais um Trem do Samba - Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!