O Bom do Rio fala de paisagens, lugares e pessoas que, de alguma forma fazem ou fizeram diferença em uma cidade e em um Estado que, em grande parte, são quase desconhecidos: O Rio de Janeiro. Aproveitem sem moderação O Bom do Rio!
Translate
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Trem do Samba (Central do Brasil - Oswaldo Cruz)
Todos os dias Dois de Dezembro comemora-se o Dia do Samba em Oswaldo Cruz. A data foi escolhida por ter sido o dia em que Ary Barroso pisou pela primeira vez na Bahia.
O Trem do Samba comemora esse dia refazendo o trajeto que Paulo da Portela (portelense histórico e morador de Oswaldo Cruz), fazia décadas atrás com outros sambistas. A idéia deu tão certo que há mais de 15 anos o Trem do Samba sai da Central do Brasil e vai até a estação de Oswaldo Cruz (foto), lotado de sambistas.
No bairro basta escolher a roda de samba que quiser: há dezenas. Algumas já no bairro vizinho, Madureira. É possível, por exemplo, assistir a Velha Guarda da Portela, há poucos metros de distância, se apresentando em uma mesa de bar com uma informalidade incomum em outras ocasiões.
A data comemorativa cresce a cada ano e já não se limita apenas ao dia Dois de Dezembro, atualmente há shows durante vários dias.
Para quem gosta de boa música e de graça O Trem do Samba em Oswaldo Cruz é imperdível.
Veja também: Ainda sobre Subúrbios, Pedra do Sal, Sambódromo
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Chegada de mais um Trem do Samba - Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!