Translate

sábado, 7 de janeiro de 2012

Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho - (Tijuca)

A igreja foi fundada no ano de 1625, com participação do padre José de Anchieta e nesta época era uma edificação de dimensões muito mais modestas.

O "Engenho Velho" presente no nome da igreja faz referência ao engenho dos Jesuítas, os antigos proprietários das terras onde hoje está parte da Tijuca.

Conforme o tempo passou, a igreja foi ganhando importância e à medida que isso acontecia, reformas foram feitas com o objetivo de ampliar a edificação.

Na frente da igreja existe uma placa de mármore homenageando o Duque de Caxias, por ter recusado uma recepção organizada pelos fiéis da igreja: na ocasião Caxias preferiu que o dinheiro arrecadado fosse utilizado na reforma e na manutenção da igreja, e recusou as festas e honrarias em sua homenagem.

Para se chegar à igreja, hoje, o visitante deve passar por um corredor de palmeiras imperiais seculares, talvez quase tão antigas quanto as do Jardim Botânico, plantadas sobre um terreno onde, no passado, existia um cemitério, atualmente esse mesmo terreno funciona como um estacionamento.

Outras igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Igreja de Nossa Senhora da Penna, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília, Igreja Presbiteriana de Rocha Miranda

Veja também: Vídeos no You Tube

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho - Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Um comentário:

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!