Translate

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fábrica Bangu - (Bangu)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


A Companhia Progresso Industrial do Brasil (CPIB), mais conhecida como Fábrica Bangu instalou-se no mesmo terreno onde se localizava a histórica Fazenda Bangu, que, desde o século 18, era a principal dos arredores, ao ponto de nomear o atual bairro.

Construída no final do século 19, a fábrica trouxe ao bairro um desenvolvimento sem equivalente em toda a Zona Oeste e comparável apenas com o do Centro do Rio. Isso no começo do século 20, não era pouca coisa.

Os melhoramentos efetuados em Bangu pela CPIB incluíram desde a abertura de ruas, geração de energia elétrica e distribuição de àgua, até a venda de casas financiadas para os seus funcionários e a construção da primeira igreja católica do bairro: a Igreja de Santa Cecília e São Sebastião. O Bangu Atlético Clube, o simpático clube duas vezes campeão estadual, também foi criado com ajuda da Fábrica. Aliás, é praticamente certo que a primeira partida de futebol ocorrida em solo nacional tenha ocorrido no terreno da fábrica (hoje um estacionamento), entre operários brasileiros e técnicos e engenheiros ingleses.

O auge da fábrica se deu nos anos 40, 50 e 60 do século 20, quando foi incontestavelmente a maior fábrica de tecidos do mundo. Para promover o lançamento de tecidos a fábrica instituiu os desfiles de modas, alguns eram realizados no Copacabana Palace.

A emblemática fachada em tijolos aparentes, presentes na igreja, no clube, nas casas das vilas operárias (cada vez mais raras de se ver com as características originais) e na própria fábrica era uma marca da arquitetura fabril inglesa de fins do século 19. Em Bangu é relativamente comum referir-se a essas construções como tijolinhos.

A fábrica faliu nos anos 90. Ficou fechada durante mais de uma década e hoje funciona como shopping center, o Shopping Bangu, que preservou a fachada original da fábrica e trouxe um novo fôlego à economia do bairro.

Em tempo, Bangu significa "sombreado" em tupi-guarani: o bairro fica em um fundo de vale entre os Maciços do Mendanha (ou Gericinó) e da Pedra Branca.
Em determinadas horas o sol projeta a sombra dessas montanhas sobre o vale dando sentido então ao nome escolhido pelos índios.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Prédio da Fábrica Bangu (detalhe) Atual Bangu Shopping - Bangu. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!