Translate

domingo, 1 de janeiro de 2012

Quatis! - (Floresta da Tijuca)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Dificilmente haverá, entre os animais da Floresta da Tijuca, algum que seja mais simpático do que o quati. Reintroduzido há aproximadamente 15 anos na Floresta, os quatis rapidamente "roubaram a cena" e se tornaram frequentadores habituais das praças e recantos destinados para churrascos e lanches.

Porém, apesar de muito simpático, o quati, é bom lembrar, é um animal não domesticado, sendo, eventualmente, portador de doenças. Também vale lembrar, que não devemos alimentar esses animais, pois a alimentação industrializada é comprovadamente prejudicial aos animais silvestres.

Infelizmente, o quati parece ter se "humanizado" mais que o previsto: é muito comum ver bandos inteiros abrindo lixeiras e catando restos de comida. Não raro podem ser vistos comendo e lambendo plásticos. Lamentável.

Também não é dificil ver famílias de quatis parando o trânsito nas estradas do Parque da Tijuca ao atravessarem de um lado para outro.

O quati é um animal muito inteligente e, às vezes, é possível observar um macho adulto balançando galhos para derrubar cambucás, uma frutinha amarela, para fêmeas e filhotes pegarem no chão.

A prática de "arrastões" é outra atividade comum entre quatis com um maior nível de audácia, não confundir com "má índole": um ou dois quatis distraem as pessoas enquanto diversos outros (devidamente escondidos), aguardam a melhor oportunidade para roubarem qualquer alimento deixado sem observação. Dependendo até abrem o zíper das mochilas para roubarem o que houver dentro!

Então em relação ao quati o conselho é: curta o quati, mas cuidado com ele!

Veja também: Veja também: Floresta da Tijuca, Setor A, Setor B, Setor C, Setor D, Parque Estadual da Pedra Branca

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Quatis no estacionamento da Floresta da Tijuca - Floresta da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!